banner_dr.jpg

DR. EDUARDO BORNHAUSEN DEMARCH

Formado em medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba, onde morou por 8 anos.

De lá seguiu para o Rio de Janeiro, onde se estabeleceu para fazer sua especialização no Instituto de Dermatologia Prof Rubem Azulay, na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, curso vinculado à Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Desde o início se destacou, chamando a atenção de renomados Professores. Com muito estudo e trabalho, em 2009 foi premiado pela Academia Europeia de Dermatologia (EADV), fato inédito até então para um médico brasileiro. A entrega do prêmio ocorreu no Congresso Europeu, naquele ano realizado em Bucareste, Romênia. Aprimorou sua técnica para realização de procedimentos estéticos em cursos e congressos nos Estados Unidos e Europa.

“Imrich Sarkany Exceptional Cases Grant”

— Palestra vencedora: “Antibacterial cream with lipohydroxy-acid as a new alternative treatment for cetuximab-induced papulopustular eruption”, 6º Simpósio da Academia Européia de Dermatologia (EADV), Bucareste, Romênia, 2009.

DR. EDUARDO PUBLICOU INÚMEROS ARTIGOS CIENTÍFICOS EM

PERIÓDICOS NO BRASIL, EUA E EUROPA. ALGUNS SE DESTACAM:

  • Souza CF, Bornhausen-Demarch E, Prata AG, de Andrade FC, Fernandes MP, Lopes MR, Nery JA: Syphilis, leprosy and human immunodeficiency virus confection: a challenging diagnosis.
    Cutis. 2013 Aug;92(2): 71-6. Link.

     

  • Bornhausen-Demarch E, Célem L, Carvalhal R, Souza C, Almeida AP, Lupi O: Cutaneous Manifestations of Prader-Willi Syndrome. Cutis. 2012 Sep;90(3); 129-31. Link.
     

  • Costa MC, Bornhausen-Demarch E, Hertz A, Pereira FB, Azulay DR. Case for diagnosis. Acrokeratoelastoidosis. An Bras Dermatol. 2011
    Nov-Dec;86(6):1222-3. Link.

  • Valgas N, Salaro CP, Bornhausen-Demarch E, Bonora CJ, Broce AA. Elaioconiosis – case report. An Bras Dermatol. 2011 Jul-Aug;86(4 Supl 1):S53-6. Link.
     

  • Costa MC, Bornhausen-Demarch E, Azulay DR, Perissé AR, Dias MF, Nery JA. Sexually transmitted diseases during pregnancy: a synthesis of particularities. An Bras Dermatol. 2010 Nov-Dec;85(6):767-82; quis 783-5. Review. Link.
     

  • Nery JAC, Demarch EB, et al. A terapêutica familiar na colaboração da prevenção da incapacidade no paciente com hanseníase. Hansen Int. 2009;34(2) Suppl. 1:17-61.

dr.eduardo_bornhausen_demarch_2.jpg

Um de seus trabalhos, feito em parceria com os renomados dermatologistas brasileiros, entre eles Prof. Dr. David Azulay, Prof. Dr. José Augusto da Costa Nery, Profa. Dra. Maria Fernanda Gavazzone e Profa. Dra. Mariana Costa, alcançou o ápice como um dos artigos científicos mais lidos por médicos na América Latina. A base SciELO (biblioteca científica virtual) rankeou esta publicação com mais de 700.000 acessos únicos, feito inédito para artigo da dermatologia brasileira. Veja nota da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD):Link.

ABD ESTÃO NA LISTA DOS DEZ ARTIGOS

MAIS ACESSADOS NO SciELO BRASIL

Em ranking divulgado recentemente, a revista ficou em nono lugar em 2014. No levantamento do mês de janeiro desde ano, o periódico ocupou a quarta posição. 

Os Anais Brasileiros de Dermatologia (ABD), que em 2015 completam 90 anos de criação, alcançaram no final do ano passado uma importante conquista. A revista ficou em nono lugar no Top 10 da plataforma SciELO em artigos acessados, com 1.914.696 acessos. Durante o mês de janeiro, a revista ocupou a quarta posição, com 213.776 acessos. Os artigos consultados e compartilhados têm mais chances de ser citados, o que é positivo para a elevação do fator de impacto do periódico, meta permanente dos editores. 

"Esse resultado é fruto de contribuição dos nossos autores, revisores atuantes, de todo o corpo editorial e Diretorias da SBD ao longo desses anos. Classificação em quarto lugar de acessos na plataforma SciELO obtida em janeiro, nos faz acreditar que a tendência, em função da qualidade dos nossos artigos, se mantenha crescente.

 

Acreditamos que a indexação no PubMed e a nossa escolha em manter a revista em diretórios open access, como o ScIELO influam na visibilidade e procura do periódico", aponta a editoria científica, Izelda Costa.

Segundo o relatório do SciELO, o fascículo dos ABD com maior número de acessos e o que configura o quarto lugar em acessos é o v.85 n.6, nov/dez de 2010. Os três artigos mais lidos e seus respectivos números de acessos são: 
 

COSTA, Mariana Carvalho, DEMARCH, Eduardo Bornhauses, AZULAY, David Rubem etal. Doenças sexualmente transmissíveis na gestão: uma síntese de particularidades. An. Bras. Dermatol., 2010, vol.85, n.6, p.767-785. ISSN 0365-0596. Com 722.553 acessos. 

ARAÚJO, Tami de e SCHACHNER, Lawrence. Erupções vesicopustulosas benignas no neonato. An. Bras. Dermatol., 2006, vol.81, n.4, p.359-366. ISSN 0365-0596. Com 233.973 acessos. 

POZIOMCZYK, Claudia Schermann, KÖCHE, Bruna, BECKER, Fabio Luis et al. Tinea pseudoimbricata por M. gypseum associada àescabiose crostosa. An. Bras. Dermatol., 2010, vol.85, n.4, p.558-559. ISSN 0365-0596. Com 199.438 acessos. 

"Agradecemos a colaboração de todos que participaram e continuam participando do crescimento do nosso periódico! Fatos como esses só fortalecem a nossa centenária SBD!", considera Izelda Costa.

AINDA NA PARTE BIBLIOGRÁFICA, DR. EDUARDO É AUTOR COLABORADOR DE INÚMEROS LIVROS:

Participou ativamente na tradução do Tratado de Dermatologia de Jean L. Bolognia, principal publicação da atualidade na área, com apoio da SBD. Posteriormente realizou estágio internacional (fellowship) na Universidade de Yale, nos EUA, com pratica clínica e cirúrgica. Link.

Ainda no Rio de Janeiro, fez especialização em Cirurgia Dermatológica Avançada (Oncológica e Estética) no Hospital Federal de Bonsucesso, por 2 anos, com a equipe do dermatologista Prof. Dr. Paulo Cotrim e professores associados.

Essa especialização visava o treinamento com foco na reconstrução cirúrgica facial e corporal de lesões tumorais, bem como abordagem cirúrgica-estética para tratamento estético das pálpebras (blefaroplastia), elevação sobrancelhas (browlift), entre outras técnicas.

EM BUSCA CONSTANTE PELO APRIMORAMENTO CIENTÍFICO E PELAS TECNOLOGIAS MAIS MODERNAS, O DR. EDUARDO ESTÁ SEMPRE PRESENTE NOS PRINCIPAIS ENCONTROS PROMOVIDOS NO BRASIL E NO EXTERIOR.

DR. EDUARDO BORNHAUSEN DEMARCH É MEMBRO DA:

sbd.png
sbd-selo-associados.png
whatsapp-icone-2.png